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Arquitetos: Atelier Apeiron - SZAD
- Área: 46600 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Schran Image
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Escola de Língua Estrangeira Tongxin consiste em uma transformação e expansão de seu antigo campus. Com um orçamento baixo e falta de área para expansão, a escola decidiu construir o novo edifício no antigo parquinho.
Estratégias urbana
Dois dos limites do terreno se voltam para a cidade com estratégias diferentes. De um lado, abrem-se terraços para lidar com o impacto da luz solar e dos edifícios residenciais altos a sul, do outro, cria-se estratégias para evitar a poluição sonora oriunda de uma movimentada via de automóveis.
Lidando com o tradicional
Com dois lados fazendo limite com a cidade e os outros voltados para o antigo campus, o novo projeto não seguiu o tradicional layout dos edifícios de ensino. Ao invés disso, explorou espaços vazios e adotou uma linguagem mais ampla que ainda assim busca amarrar o antigo e o novo, criando um espaço aberto, tridimensional e fluido no campus.
Fluidez da planta
A definição de grandes lajes livres maximiza a demanda da escola por flexibilidade. Esses espaços podem ser organizados de acordo com cada faixa etária e nível de aprendizado e ainda pode funcionar para diferentes dinâmicas de aula de uma mesma turma. As salas de aula são como pontos dispostos em uma grande, e fluída, plataforma.
Parquinhos tridimensionais
O espaço externo contínuo o amplo encoraja os alunos a sair mais das salas de aula durante seus intervalos, incentivando-os a brincar, correr, se comunicar e se exercitar. A área total deste edifício de três pavimentos dedicada ao lazer e descanso das crianças equivale a dois parquinhos de 300 metros.
Cobertura para sombra e chuva
Cada uma das turmas tem seu próprio pátio para brincar entre as aulas. A vegetação, horizontal e contínua, se conecta com a cidade e também aumentam a visão do campus. Cada terraço tem um balanço de 3 metros, e proporciona um sombreamento e um espaço contínuo para os estudantes se protegerem do clima subtropical de Shenzhen.
Espaços sem definição
O projeto apresenta uma série de espaços de transição entre os módulos de salas de aula, que se tornaram os preferidos dos alunos, os espaço sem nome. As vezes são pequenas galerias, outras vezes cantos para jogos, ou ainda um lugar para se esconder dos professores, esses lugares ajudam a ativar a imaginação das crianças e também permitem que as crianças criem suas memórias naquele lugar.
Um grande jardim cheio de luz
O projeto prevê três vazios verticais que iluminam o pátio maior, o subsolo, a biblioteca, o ginásio e a academia. Esses vazios, ao mesmo tempo que fornecer luz do sol e ventilação, também aliviam o impacto de grandes edifícios no campus. Durante a tarde, esses vazios possibilitam brincar a luz e sombra, passando a sensação de que o campus é um lugar menor, mais acolhedor, o que atrai mais as pessoas para eventos públicos.